Cirurgia de varizes

CIRURGIA DE VARIZES

A cirurgia de varizes é um procedimento relativamente simples e de baixo risco, utilizado para retirar as veias dilatadas e doentes das pernas, através de microincisões.

Os objetivos do tratamento cirúrgico das varizes são eliminar a dor e outros possíveis sintomas associados, evitar futuras complicações, além da melhora estética do membro a ser tratado.

Como é feita a cirurgia de varizes?

O tratamento cirúrgico das varizes dos membros inferiores consiste na retirada das veias doentes (varizes) com microincisões localizadas ao longo do trajeto desses vasos.

Quando as veias varicosas são retiradas, o sangue é direcionado para o sistema venoso profundo, sem prejudicar a circulação, uma vez que as veias retiradas estavam doentes e nelas o sangue fluía com maior dificuldade. Isto significa que a retirada dessas veias não prejudicará a circulação, pelo contrário, a remoção delas acarretará numa melhora da circulação do fluxo sanguíneo, que passará a ser direcionado com maior facilidade para o sistema venoso profundo e para o coração.

Qual o tempo de internação?

O período de internação raramente ultrapassa 24 horas. Na maioria das vezes o paciente é operado pela manhã e recebe alta no início da noite, ou pode ser operado à tarde e receber alta no dia seguinte pela manhã.

Qual o tipo de anestesia?

A anestesia utilizada pode ser local ou raqui, dependendo de cada caso, sempre associada a uma sedação para melhor conforto do paciente.

Como é o pós-operatório?

No período pós-operatório, o paciente não costuma sentir dor e, caso isso venha a acontecer, geralmente a dor é de fraca intensidade e é resolvida com analgésicos simples. O uso de meias elásticas é imprescindível nessa fase e será mantido por pelo menos 30 dias. É comum a presença de equimoses e hematomas (manchas arroxeadas) nas pernas, sendo que os mesmos desaparecem espontaneamente no primeiro mês.

Qual o tempo de recuperação?

O tempo de recuperação depende do tamanho da cirurgia realizada, da idade do paciente e da capacidade de recuperação individual; mas a maioria dos pacientes pode voltar a suas atividades normais após 15 a 30 dias da cirurgia. Com relação à prática das atividades físicas, seu médico irá lhe informar o melhor momento para retornar.

Quando poderei tomar sol?

A exposição solar deve ser evitada por cerca de 3 meses para que as cicatrizes não fiquem manchadas e se consiga obter o melhor resultado estético possível. E, mesmo após esse período, o uso de filtros de proteção solar de fator elevado (pelo menos FPS30) será essencial.

As varizes podem voltar?

Não, a veia que foi retirada ou tratada não volta a adoecer. O que pode ocorrer é que se não houver um acompanhamento preventivo novas veias podem estar sensíveis ao ponto de ficarem doentes.