veia safena

VEIA SAFENA

A veia safena é a principal veia do sistema venoso superficial das nossas pernas e a doença varicosa pode atingi-la, assim como a qualquer outra veia do membro inferior.

A veia safena costuma estar situada um pouco mais internamente, sendo pouco visível, mas se prejudicada pela doença, pode dilatar outras veias ligadas a ela, fazendo com que fiquem tortuosas e visíveis, dando um aspecto pouco agradável e podendo apresentar sintomas desconfortantes ao paciente.
A veia safena, quando saudável e livre de doença varicosa, pode ser usada como substituto vascular na realização de cirurgias arteriais em ponte no coração (a chamada "Ponte de Safena") ou nas pernas.

Porém, quando ela também se torna varicosa, ou seja, quando a safena passa a ser um cordão varicoso, ela perde sua utilidade em cirurgias arteriais, não podendo ser aproveitada para tal finalidade. Sendo assim, se a veia safena estiver realmente doente e acometida pela doença varicosa, não servirá no futuro.
Sua retirada em cirurgias de varizes só é indicada em casos selecionados, após uma avaliação clínica adequada e uma ultrassonografia com doppler.

O que é a veia safena?

Podemos classificar as veias em três grupos: profunda, superficial e perfurante.
O sangue flui das veias superficiais para as veias profundas. A principal característica das veias profundas é que eles correm ao lado das artérias e muitas vezes recebem o mesmo nome.
As veias perfurantes atuam como comunicadoras entre os sistemas de veias superficiais e profundas. No interior das veias é que estão as válvulas, que permitem o fluxo sanguíneo em direção ao coração.
A Veia Safena Magna é a principal veia do sistema superficial, e a maior veia do corpo. Extende-se do pé até a virilha e se comunica com outras veias do sistema venoso superficial, assim como com o sistema venoso profundo.

Existe outra veia parecida com a safena?

Sim. Há outra veia safena menor, chamada de Safena Externa ou Safena Parva, está localizada desde o pé até a parte de trás do joelho.

Quando remover a veia safena?

A safena geralmente é removida quando, pelo acometimento da doença varicosa, suas vávulas deixam de funcionar e a veia se torna incompetente. Além desse critério, avalia-se também a presença de dilatação da safena, as veias que se comunicam com ela, complicações, entre outros. Somente após uma boa conversa com seu médico, um exame clínico adequado e uma ultrassonografia com doppler é que seu médico poderá indicar a remoção da safena.

Posso tomar banho de sol após o tratamento da veia safena?

Não. O período sem tomar sol poderá variar muito pois depende da quantidade e calibre das veias tratadas. Converse com o médico para que não ocorram manchas na pele devido a exposição ao sol.